quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Como privilegiar pequenos ambientes


Truques para aumentar a sala

Cores claras, listras no tapete ou na parede, móveis altos... Confira algumas dicas para ampliar sua sala

Coordenação: Renata Rangel
Cores claras, janelas aparentes e listras fazem com
que a sala pareça maior
1. Detalhes em branco
Utilize a cor a favor do ambiente. Se você usar uma cor clara nas paredes, coloque branco no teto, nas guarnições das portas e nos rodápes. O espaço vai parecer muito maior.

2. Deixe a luz entrar
Usar cortinas que deixam aparecer as janelas dá leveza ao ambiente e chama o olho para fora. As janelas são os olhos da sala. Quando as cortinas as cobrem totalmente, você faz o seu lugar menor.

3. Vá do escuro para o claro
Se você quer uma parede com cor forte na sala, como marrom ou berinjela, é preciso deixar brancas as paredes do fundo. O brilho claro da parede branca é acentuado pelo escurecimento da entrada e das paredes adjacentes.

4. Utilize o espaço vertical
Coloque as suas paredes para trabalhar a favor do espaço com mobiliário alto. As paredes vão crescer para cima, além de oferecer muito espaço para armazenamento. O lugar pode guardar material de escritório, papéis, fotografi as e agenda de telefones.

5. Explore o centro
Frequentemente, em pequenos espaços as pessoas tentam colocar mais móveis que o desejável, e para se movimentar começam a arrastá-los para os cantos. Não caia nessa armadilha. Uma solução para dar vivacidade ao espaço é imaginar um triângulo com os móveis, constituído numa das pontas por um sofá, na outra por duas poltronas e no centro por uma mesinha, que podem ser, por exemplo, dois tamboretes.

6. Apetrechos guardados A toda hora você perde o controle remoto? Grude uma metade de velcro na lateral da TV e outra na parte de trás do controle. Nunca mais vai perder o começo do filme procurando a bugiganga.

7. Vasos sem flores, mas bonitos
Se você não tem espaço para esconder os vasos quando estão sem flores, agrupe-os na estante de livros ou em algum móvel pequeno. Junte formas e cores diferentes para formar composições.

8. Listras alongam
Um tapete listrado alonga o espaço da sala de estar e também brinca com a cor contrastante da parede. Se a sala for muito pequena, é melhor que as paredes sejam brancas e as listras finas
.

Agrupe vasos de cores e formas diferentes sobre um móvel
Prefira móveis altos para organizar e armazenar os objetos


Como "ampliar" espaços pequenos

Decoração ajuda a dar a sensação de que o ambiente é maior do que realmente é

Medir os cômodos, tamanho dos móveis e planejar a disposição deles são algumas tarefas essenciais para aqueles que querem decorar espaços pequenos. A escolha do mobiliário e até das cores deve ser criteriosa para não deixar o imóvel parecendo que é ainda menor. Especialistas aconselham a utilização de persianas, pisos em tons neutros, espelhos e muita luz para que o imóvel ganhe dimensões e passe a sensação de ser maior. Para o arquiteto Luiz Mori Neto, a pessoa deve se preocupar bastante com a escolha do mobiliário, que muitas vezes não pode ser reaproveitado de um imóvel para outro. "As dimensões dos móveis são itens fundamentais para espaços reduzidos, que muitas vezes têm que ser desenhados e adaptados para este novo ambiente", diz. A quantidade de peças também é importante é deve ser a menor possível. O morador deve adquirir artigos multifuncionais, como um sofá que vira cama ou um pufe que pode servir de apoio de pé, bandeja e até de banco para quando a visita inesperada chegar. "As peças devem ser bem dimensionadas e a quantidade tem que ser a menor possível. Os proprietários querem colocar muitos artigos e isso deixa o ambiente sem espaço para locomoção", adverte a arquiteta Rosa Dalledone. Já a engenheira civil Margit Soares aconselha a utilização de cores claras nos móveis. "Sofás, mesas etc. têm que ser claros e as tonalidades mais escuras devem ser utilizadas em objetos pequenos como quadros e mesinhas", sugere. Uma outra forma de tornar o ambiente mais espaçoso é a integração de cômodos. "Os espaços quanto mais abertos mais agradáveis são. Está em moda a prática de quebrar paredes e deixar os imóveis pequenos com aspecto de lofts. A união de uma cozinha com uma sala ou a eliminação de um quarto muito pequeno são exemplos interessantes", aponta a arquiteta Renata Zeny. As cores também são importantes em imóveis pequenos. As claras são indicadas porque ajudam a ampliar e a maximizar o espaço. "As cores mais claras passam uma sensação de espaço amplo e devem ser utilizadas nas paredes. Já as fortes devem ser destinadas aos detalhes de objetos ou tecidos", comenta Zeny. Já para Luiz Mori, as cores fortes podem ser utilizadas em uma parede."Os tons neutros são mais utilizados e podem predominar. Em uma parede ou outra os tons fortes devem ser usados para emoldurar o espaço e ajudar na decoração". Outra dica é a utilização de espelhos, que, bem colocados, aumentam a sensação de espaço e neste caso ele pode estar em qualquer cômodo da casa."É indicado usar os espelhos em qualquer ambiente ou até fazer uma parede de espelhos quadriculados ou retangulares para dar a sensação de continuidade do espaço", comenta o arquiteto.

A importância da luz

A iluminação é um artifício muito importante na decoração dos imóveis pequenos e na maneira como podem parecer maiores. Podem ser utilizadas luzes de várias cores e também a natural. Todas aumentam o "alto astral" do imóvel e, segundo especialistas, a mistura entre elas é muito importante. "A iluminação é fundamental e a luz sempre dá a sensação de amplitude e de aconchego. A escolha delas também deve ser bem analisada. A natural sempre deve ser utilizada e, dependendo do objetivo, aconselho a amarela, que é mais calorosa", sugere Luiz Mori Neto.

- Jornal Construção & Cia -



Nenhum comentário:

Postar um comentário